Sobre o curso
Aprenda os Fundamentos da Programação e Desenvolva Seu Raciocínio Lógico!
Este curso foi desenvolvido para quem deseja dar os primeiros passos no mundo da programação. Com uma abordagem simples e didática, utilizamos o VisualG, uma ferramenta ideal para iniciantes, que permite criar algoritmos de maneira visual e prática.
Você aprenderá a pensar como um programador, resolvendo problemas do dia a dia com lógica e criatividade. O curso aborda desde conceitos básicos, como variáveis e estruturas condicionais, até temas mais avançados, como laços de repetição e modularização.
O que você vai aprender:
- Conceitos fundamentais de lógica de programação.
- Como criar algoritmos eficazes no VisualG.
- Manipulação de variáveis, operadores e entrada/saída de dados.
- Estruturas condicionais (se, senão) e laços de repetição (enquanto, para).
- Modularização de código com procedimentos e funções.
- Aplicação prática de conceitos através de exercícios e desafios.
Por que aprender lógica de programação?
A lógica é a base de qualquer linguagem de programação e é essencial para quem deseja desenvolver softwares, criar jogos, automatizar processos ou mesmo entender o funcionamento da tecnologia. Com este curso, você estará preparado para avançar em qualquer linguagem de programação de sua escolha.
Para quem é este curso?
- Iniciantes sem nenhuma experiência em programação.
- Estudantes que desejam reforçar sua base lógica.
- Pessoas que buscam uma carreira na área de tecnologia ou simplesmente têm curiosidade sobre programação.
Transforme sua forma de pensar e comece sua jornada no mundo da programação agora mesmo!
Conteúdo do curso
Módulo 1
-
Aula 01 – Introdução à programação
00:00 -
Aula 02 – Introdução às linguagens de programação
00:00 -
Aula 03 – Tipos de algoritmos
00:00 -
Aula 04 – Introdução ao Visual G
00:00 -
Aula 05 – Ambiente do Visual G e os seus componentes
00:00 -
Aula 06 – Guardar um projecto
00:00 -
Aula 07 – Conhecendo a estrutura básica do algoritmo
00:00 -
Aula 08 – Entrada de dados e saída de dados
00:00 -
Aula 09 – Variáveis
00:00 -
Aula 10 – Tipo de dados
00:00 -
Aula 11 – Regras para nomeação de variáveis
00:00 -
Aula 12 – Operadores
00:00 -
Aula 13 – Prioridade entre os operadores
00:00 -
Aula 14 – Comentários
00:00 -
Aula 15 – Passos para a criação de um algoritmo
00:00 -
Aula 16 – Estruturas condicionais (Se)
00:00 -
Aula 17 – Estrutura condicional (Escolha…caso)
00:00 -
Aula 18 – Estrutura de repetição (repita…ate)
00:00 -
Aula 19 – Estrutura (Enquanto…faca)
00:00 -
Aula 20 – Estrutura de repetição (Para…faca)
00:00 -
Aula 21 – Vetores
00:00 -
Aula 22 – Matrizes
00:00 -
Aula 23 – Testando os algoritmos
00:00 -
Aula 24 – Funções predefinidas
00:00 -
Aula 25 – Criando funções
00:00 -
Aula 26 – Resumo
00:00